O teste político do Votar Claro é um questionário de 46 afirmações cujo resultado é expresso numa coordenada de X e Y num espectro/compasso político. Cada afirmação deve ser respondida de acordo com a tua opinião, as opções de resposta são: Concordo Totalmente, Concordo, Neutro/Não sei, Discordo, Discordo Totalmente.
Sim, é importante que percebas o que está em causa num teste do compasso político, especialmente o que significa tudo isto.
Em baixo está o modelo original que usamos para o nosso teste. Há 4 quadrantes a ter em conta:
AuthRight (Autoritário-Direita): É o 1º quadrante, ilustrado a azul.
AuthLeft (Autoritário-Esquerda): É o 2º quadrante, ilustrado a vermelho.
LibLeft (Libertário-Esquerda): É o 3º quadrante, ilustrado a verde.
LibRight (Libertário-Direita): É o 4º quadrante, ilustrado a amarelo.
O resultado em forma de ponto neste espectro ficará situado num destes quadrantes. O uso da nomenclatura de "Autoritário" e "Libertário" para os quadrantes não significam a tua posição política, neste contexto são apenas os nomes dados aos quadrantes.
Agora vamos entender realmente o que deves interpretar do ponto que sai como o teu resultado. Primeiro, repara que há dois eixos neste espectro, o eixo das abcissas (eixo do X, na horizontal). Quanto mais à esquerda, maior é o desejo de que a economia seja controlada pelo Estado. Quanto mais à direita, menor é o desejo de que a economia seja controlada pelo Estado. De modo geral, quanto mais à direita, maior é a liberdade económica e a defesa da propriedade privada (capitalismo); já quanto mais à esquerda, maior é a tendência ao intervencionismo estatal na economia e/ou ao coletivismo.
Mas não é só isso que deve se ter em conta! Há o outro eixo, o das ordenadas (eixo do Y, na vertical). Este refere-se ao grau de intervenção do Estado na vida das pessoas. Quanto mais libertário (para baixo no eixo vertical), menor é a intervenção do estado e maior é a liberdade dos indivíduos. Quanto mais autoritário (para cima no eixo vertical), maior é a intervenção do estado na vida dos indivíduos.
Portanto, o resultado expresso numa coordenada X e Y vai dar-te uma posição no eixo económico e no eixo social do espectro.
Espectro político que o Votar Claro considera como o mais próximo das ideologias maiores de cada partido.
E quanto a ideologias políticas? O espectro não me diz?
Não. Não há posições definidas para as várias ideologias políticas (que podes consultá-las aqui) no espectro pois é sempre muito variável e subjetivo de pessoa para pessoa. É por isso que recomendamos que não tomes o resultado do espectro como algo a ser seguido de forma definitiva, mas sim como a ferramenta de apoio que pode ou não ajudar-te na definição da tua posição política. O resultado do espectro deve ser apenas interpretado como um ponto numa escala económica e social, e, no caso do Votar Claro, um ponto que está mais ou menos próximo aos partidos cuja posição dos mesmos está marcada por aquilo que maioria da comunidade define como a posição da sua ideologia maior no espectro. Para a definição da tua posição política, sugerimos que leias sempre os programas dos partidos, e que entendas também as ideologias políticas (que podes consultá-las aqui).
O ponto saiu-me numa área sem qualquer partido. O que devo interpretar?
De novo, interpreta como apenas um ponto numa escala económica e social. Há sempre partidos que estarão mais ou menos próximos do ponto.
O ponto saiu-me perto ou exatamente na zona de um partido que eu não votaria. E então?
Não faz mal! Repito, a posição no espectro não é a tua posição política definitiva. Se te sai o ponto em cima, por exemplo, do Partido Socialista, não significa que devas apoiá-los! A ideia fundamental é que ao analisares a posição do ponto e os partidos que rodeias, que tenhas mais ou menos uma noção de quais partidos estarão com mais convergências com as tuas opiniões e que, lá está, leias as propostas de cada um e as ideologias que defendem. Daí catalogarmos o espectro como uma ferramenta de apoio e não um definidor.
Se é só uma ferramenta de apoio, qual é a pertinência de fazer o teste?
De, mais uma vez, dar-te uma noção mínima da tua zona de convergência no espectro. Geralmente, os testes políticos costumam ter mais nível de confiança e exatidão naquilo que é o resultado que te dão conforme a quantidade de afirmações! Falamos, nomeadamente, de testes políticos com mais de 100 afirmações (Inclusive uns com mais de 280 afirmações). Quisemos ser realistas em reconhecer que a vasta maioria dos alunos desinteressar-se-ia num teste político de tamanha dimensão, logo, quisemos encontrar um equilíbrio entre um número de afirmações tolerável para ser o minimamente preciso possível, assim como menos massudo comparado aos outros testes políticos pela internet. A opção que encontramos foi o SapplyValues (Modelo original do teste político do Votar Claro).
Se, ainda assim, és um interessado por esta área e queres fazer testes políticos maiores, eis uma lista de recomendações que fazemos:
Que outra barra é aquela ao lado do espectro político do Votar Claro?
O teste original do SapplyValues, além de fornecer um eixo social e um eixo económico, também fornece um eixo totalmente paralelo ao espectro que é um eixo de valores progressistas ou conservadores. Certas respostas a afirmações vão impactar diretamente a escala desse eixo. O resultado desse eixo vai ser expresso numa barra vermelha, quanto mais para cima estiver a barra do centro, mais progressista serias, quanto mais para baixo estiver a barra centro, mais conservador serias.
Mais questões? Contacta-nos no nosso Instagram em @votarclaro_esrt
Agora sim, estás pronto para fazer o nosso teste político!